O TANGRAM
O Tangram é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Ao contrário de outros quebra-cabeças, ele é formado por apenas sete peças com as quais é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros. As regras desse jogo consistem em usar as sete peças em qualquer montagem colocando-as lado a lado sem sobreposição.
CONTEÚDOS
Com o uso do Tangram pode trabalhar a identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas, visualização e representação de figuras planas, exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas, representação e resolução de problemas usando modelos geométricos.
O TANGRAM EM SALA DE AULA
Este quebra-cabeça tem sido utilizado como material didático nas aulas de matemática. O trabalho com o Tangram deve em suas atividades iniciais visar à exploração das peças e a identificação das suas formas.
Logo depois, se passa à sobreposição e construção de figuras, nesse momento é fundamental a mediação do professor, assim cabe ao aluno reconhecer, interpretar, analisar as possibilidades e tentar a construção.
As figuras que os alunos fizeram com o Tangram.
0 comentários:
Enviar um comentário