Semana Europeia da Prevenção de Resíduos



Lanche Ecológico

Objetivo: Incentivar Alunos, Pais e Professores à escolha de lanches escolares mais amigos do ambiente, tanto a nível da prevenção de resíduos de embalagem como da origem de produtos.

Lanche Ecológico é uma proposta no sentido de alterar gestos comuns da rotina diária, como um simples lanche da manhã ou da tarde, tendo consciência do impacto que poderá ter a nível ambiental e tentar minimizar ao máximo esse efeito negativo.
Sendo mais uma ação integrada na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, a sugestão é que de 21 a 25 de Novembro de 2011, todos os alunos e professores da instituição tenham um cuidado acrescido no que diz respeito à escolha dos lanches escolares. Alguns exemplos que poderão seguir:
 Utilizar lancheiras reutilizáveis e mais duradouras;
 Para embrulhar os alimentos usar guardanapo de pano e não de papel, ou película aderente ou folha de alumínio;
 Usar caixas de plástico reutilizáveis, para transportar os alimentos;
 Escolher alimentos simples como pão com manteiga ou doce, como bolachas ou bolo caseiro em vez de outros alimentos comerciais embalados;
 Escolher peças de fruta da época e da região;
 Escolher alimentos saudáveis e evitar o desperdício.
São algumas sugestões para por em prática na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, no sentido de uma mudança de comportamentos mais amigos do ambiente, e com a esperança de os manter na rotina diária dos alunos. Esta ação só é possível com uma cooperação efetiva não só por parte dos professores e alunos, mas também com o envolvimento dos pais.
Um lanche saboroso e amigo do ambiente.

0 comentários: