Visita de estudo ao Castelo de Guimarães e ao Paço dos Duques de Bragança





No dia 11 de Março fizemos uma visita de estudo ao Castelo de Guimarães e ao Paço dos Duques de Bragança. A tarde esteve com um sol radioso, convidativa a uma viagem pelo nosso passado histórico. Começamos por visitar o castelo de Guimarães, de seguida visitamos a capela românica da Igreja de São Miguel da Oliveira, no sector Oeste do castelo, vimos a pia que se afirma ter sido onde se baptizou o rei D. Afonso Henriques.Finalmente visitamos o Paço dos Duques de Bragança, este foi construído no século XV, por D. Afonso, 1.º duque de Bragança, este palácio é do estilo borgonhês. Este belo palácio ficou vazio quando a família dos Braganças se mudou para Vila Viçosa (para o Paço Ducal de Vila Viçosa). Durante este espaço de tempo, o edifício foi sendo pilhado e perdendo gradualmente a forma original que permanece ignorada. Em 1933, sob a governo de Salazar, foi transformado em residência oficial do presidente depois da sua controversa recuperação.
Algumas salas no seu interior compõem um museu, onde se podem destacar belos tapetes persas, tapeçarias flamengas (sobre as conquistas do Norte de África) e pinturas tais como o impressionante Cordeiro Pascal de Josefa de Óbidos ou o retrato de Catarina de Bragança. Prestando a habitual homenagem às proezas marítimas dos portugueses, o tecto da sala de banquetes imita o casco virado de uma Caravela. Na visita ao Paço dos Duques de Bragença fomos guiados por guia, que nos explicou toda a história deste belo palácio.
Adoramos esta visita de estudo, só ficamos muito tristes porque à última da hora a nossa professora não pode acompanharmo-nos porque o seu filho, o Diogo partiu o pé direito na escola, na aula de Educação Física e a nossa professora teve de ir imediatamente para o hospital para acompanhar o filho. Mas tivemos a presença da professora Isabel Pereira, professora de apoio educativo da nossa turma e da D. Otília.Queremos também agradecer as fotos que a professora Ana Maria da turma 4.º 13 e a professora Isabel Pereira tiraram e ofereceram à nossa professora.

4.º14

0 comentários: