Haloween - Trick or treat?






Para conhecer a história do Halloween,é preciso fazer uma viagem no tempo até há cerca de dois mil anos, quando o povo Celta vivia onde é hoje a Inglaterra, a Irlanda, a Fança e também Península Ibérica. Os Celtas comemoravam a passagem do ano no dia 31de Outubro para 1 e Novembro, que era o eu Dia de Ano Novo. Os druidas, que eram sacerdotes celtas, acreditavam que nessa noite os fantasmas dos mortos regressavam à terra para tentarem roubar a comida e os corpos dos vivos, aponderando-se deles. Então para os espantar, faziam grandes fogueias, em redor das quais as pessoas se reuniam para se protegerem e ouvirem as adivinhações dos druidas.
No seculo VII a Igreja Católica estabeleceu o dia 1de Novembro como o Dia de Todos-os-Santos e, mais tarde no seculo X dedicou o dia 2 de Novembro à memoria dos mortos, passando a ser Dia dos Finados.
A crença de que na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro os mortos saíam à rua, à procura de almas para levar com eles manteve-se. As pessoas acendiam grandes fogueiras, mascaravam-se e saiam à rua umas com as outras, colocavam abóboras assustadoras e iluminadas às janelas e até pratos com comidas ou outras oferendas. Tudo servia para afastar os fantasmas, assustando-os ou tentando satisfazer os seus caprichos.
Nos séculos XVIII E XIX os colonos ingleses e irlandeses levaram a tradição com eles para os Estados Unidos da América e para o Canadá, onde o Dia das Bruxas sempre foi comemorado com grande entusiasmo. Hoje, quase todo o mundo foi contagiado por esse entusiasmo, incluindo Portugal.
Trick or treat ?

1 comentários:

Elsa Filipe disse...

Adorei o seu blog. Principalmente os selinhos e as mensagens de amizade e amor. Muito lindas.



Visite também meu blog

doiscontigo.blogspot.com