Quem foi Soledade Malvar?




Maria da Soledade Ramos Malvar Osório nasceu a 19 de Agosto de 1909, na Quinta da Portela, freguesia de Antas, concelho de Vila Nova de Famalicão. Desde criança que Soledade Malvar sonhava ser artista – chegou mesmo a receber aulas de canto – mas foi a arte das antiguidades que lhe proporcionou a sua realização pessoal e profissional. Por ela se apaixonou e aí encontrou oportunidade para concretizar os seus anseios. A vivência cultural e a rica experiência profissional de antiquária aliada à convivência social, mas sobretudo a devoção à arte, e ao gosto pela leitura – sua íntima companheira de infância que ainda hoje cultiva – permitiram-lhe ir seleccionando com paixão, mas também com sabedoria e rigor uma colecção de arte, riquíssima, original e diversificada, onde as jóias em ouro e prata, as faianças e a pintura convivem em perfeita harmonia com o mobiliário dos séculos XVIII e XIX, e a arte sacra, onde se destaca uma imagem do séc. XVI.
A ideia de doar ao povo o fruto do seu trabalho acompanhava-a há muitos anos. A conjugação de vários factores proporcionou que este seu desejo se consumasse através de um acordo com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que consignou o compromisso da autarquia em construir uma Casa-Museu, mediante a cedência da sua colecção de arte e do imóvel que o acolhe, projectado pelo Arq. Eduardo Martins e construído nos anos de 1955/57, pelo Eng. Pinheiro Braga. A Casa-Museu Soledade Malvar foi inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, em 29 de Setembro de 2002. Para além da exposição permanente a Casa-Museu dispõe ainda de uma galeria para acolhimento de exposições temporárias.

1 comentários:

Aïda disse...

Aprendemos muito com os nossos filhos,a Aïda ficou encantada com a historia de Soledade, e nos tínhamos que ouvir cem vezes a mesma historia contada com paixão, que a professora transmite aos nossos filhos, se a minha filha gosta de saber foi por ter uma professora como a senhora, mais uma vez obrigada.